UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS

LINGUÍSTICA: FUNCIONALISMO – TURMA C – PROFA. CLAUDETE LIMA – 2013.1 PLANEJAMENTO DE DISCIPLINA 

Carga horária: 48 h/a teóricas e 16 h/a práticas (PCC) = 64 h/a = 32 encontros – segundas e quartas: 9:20-11h

Programação: de abril a julho de 2013

Conteúdo:

UNIDADE I: Alguns pressupostos teórico-metodológicos

1.1. Concepções de língua e gramática; 1.2. A polissemia do termo função; 1.3. Sistematicidade e funcionalidade.

1.4. Integração entre sintaxe, semântica e pragmática; 1.5. Fluidez categorial.

UNIDADE II: O funcionalismo de Praga

2.1. Níveis de análise da frase; 2.2. Perspectiva funcional da frase e dinamismo comunicativo.

UNIDADE III: A lingüística sistêmico-funcional de Halliday

3.1. As relações entre sistema e função; 3.2. Gramática e texto.

UNIDADE IV: O funcionalismo holandês: Simon Dik e Hengeveld

4.1. Camadas de constituição dos enunciados; 4.2. Estados-de-coisas e funções semânticas.

4.3. Funções pragmáticas: Tópico e Foco.

UNIDADE V: A lingüística tipológico-funcional: Talmy Givón

5.1. Discretude x escalaridade; 5.2. Os princípios de Iconicidade e Marcação.

UNIDADE VI: O Funcionalismo norte-americano

6.1. Transitividade e relevo discursivo; 6.2. Estrutura argumental e fluxo de informação.

6.3. Gramaticalização e discursivização.

UNIDADE VII: Funcionalismo e ensino

7.1. O ensino de gramática

 Metodologia: o curso será ministrado na forma de leituras e discussões em sala, orientadas pelo professor.

 Avaliação: a nota de avaliação parcial será resultado da média aritmética das seguintes atividades, que valerão de 0 a 10, cada uma.

1)   Escritas: cada aluno fará resumos de dois textos dos encontros de leitura (serão sorteados no início de cada encontro de leitura).

2)   Leituras: discussão sobre texto lido, com perguntas aos colegas. Atividade em grupo. Avaliação Individual. Serão 5 atividades de leituras. Cada aluno deve atuar como apresentador de uma e como participante de, pelo menos, três. Todos devem ler o texto indicado para aquela data.

3)   PCC (Prática como Componente Curricular): trabalho em dupla ou em grupo. Avaliação individual. Elaboração de um Projeto de pesquisa (abordagem e fundamentação teórica de base funcionalista) ou de livro sobre ensino de língua (portuguesa ou estrangeira), fundamentado nos princípios funcionalistas.

Prazos

                Os trabalhos devem ser entregues em forma manuscrita ou impressa em sala de aula. Em caso de atraso, será descontado um ponto por dia de atraso. Não serão aceitos trabalhos enviados anexos por email.  Os resumos serão entregues 8 dias após o sorteio.

   

O trabalho apresentado como resultado da PCC deverá seguir o cronograma apresentado em sala. Prazo Final de Entrega: 10 de julho.