ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

Saber administrar bem o tempo pode ser a diferença entre ser bem ou mal-sucedido na carreira e na vida pessoal. O primeiro passo para uma boa administração do tempo é saber exatamente como você usa seu tempo. Para isso, comece listando todos os seus afazeres diários. Isso pode ser feito numa tabela dividida em 24 linhas ou num círculo dividido em 24 partes. Veja a figura abaixo.

 

 

A figura ilustra uma possível distribuição do tempo, em que você pode se basear para elaborar seu próprio horário. As células em azul representam o tempo empregado no sono. São colocadas 8 horas para isso, o tempo médio ideal que uma pessoa adulta precisa dormir. As células em pink representam o tempo dispendido em alimentação, higiene e deslocamento. Foi calculado apenas uma hora, naturalmente, que o tempo pode ser bem maior que isso, sobretudo, se você tiver de usar transporte público. As células em amarelo, que constituem dois turnos de 4 horas cada, representam o tempo empregado no trabalho ou estudo, considerando o horário comercial (8-12; 14-18). As células em branco correspondem a um turno livre para uma pessoa que usa os dois outros em trabalho ou estudo. Pessoas muito ocupadas devem fazer dois círculos ou duas tabelas: uma para o período semanal e outra para o fim de semana. Assim, saberá como está usando seu tempo e que atividades podem ser reorganizadas para destinar tempo àquelas que são prioridade. 

Aliás, prioridade é uma palavra-chave para quem quer administrar bem seu tempo. Sem estabelecer suas prioridades, você corre o risco de desperdiçar precioso tempo em atividades absolutamente inúteis. Esclareço que por "absolutamente inúteis" não quero significar atividades de lazer e de descanso, que são realmente essenciais. Constituem alimento para mente e para a alma. Refiro-me àquelas que nos deixam com uma sensação de perda de tempo logo após realizá-las. Varia de indivíduo para indivíduo, cada um saberá identificar quais são essas atividades e saberá deixá-las para segundo plano.

Sabendo como usa seu tempo, estabelecidas as prioridades, é hora de planejar seu horário. Aqui vale o meio-termo. Você não deve criar um horário extremamente rígido que não poderá cumprir, nem extremamente flexível que não adiantará seguir. Deve ter a flexibilidade suficiente para adequar às variadas situações e imprevistos. Para isso, planeje tempo para o que for crucial e deixe alguns espaços livres. Estes servirão para novos arranjos numa eventualidade, por exemplo, você planejou estudar todas as tardes de quinta-feira, mas em determinada quinta um amigo que não via há tempos resolve visitá-lo ou convidá-lo para um cinema. É o único tempo de que ele dispõe. O que fazer? Se você tiver deixado algum espaço livre, poderá simplesmente, naquela semana, fazer a troca. Usa a quinta à tarde para estar com o amigo e o tempo livre para cumprir o que deixou de cumprir.

E nesse ponto alcançamos a outra palavra-chave para ter tempo: responsabilidade. Você é dono do seu tempo, mas também e responsável pelo que faz com ele. Isso significa que se você dispõe de pouquíssimo tempo, mas decide estudar, deve ser responsável para assumir o compromisso, estando disposto a certos sacrificios. Talvez possamos resumir como um aluno certa vez falou: quem quer arranja tempo. É isso.

Na rede, há muito material sobre isso. Vocês podem consultar os links:

Como administrar melhor seu tempo - parte 1

Como administrar melhor seu tempo-parte 2

Como administrar melhor seu tempo - parte 3

Como administrar melhor seu tempo- parte 4

Como administrar melhor seu tempo- parte 5

Administração do tempo