Planejamento

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS

TÓPICOS EM GRAMÁTICA NORMATIVATURMA A – PROFA. CLAUDETE LIMA – 2011.2

PLANEJAMENTO DE DISCIPLINA – segundas: 9:30h – 11:10h e sextas: 7:30 -9:10h

Carga horária: 48 h/a teóricas e 16 h/a práticas (PCC) = 64 h/a = 32 encontros

 

Ementa: Estudo crítico das Gramáticas Tradicionais quanto a suas abordagens, ao seu campo de estudo, aos pontos de contato e diferenças entre elas relativas a estes aspectos.

  

Conteúdo:

UNIDADE I: Conceitos e histórico

        1. Noção de gramática e norma

        2. Gramática Tradicional e Gramática Normativa: diferenças de abordagem

        3. A tradição gramatical de língua portuguesa: histórico

        4. A Nomenclatura Gramatical Brasileira: prós e contras

UNIDADE II: Gramáticas pós-NGB

1. Diferenças de enfoque e campos de estudo

2. Problemas de coerência interna e externa na abordagem do objeto “língua”

        2.1. O tratamento do nome

        2.2. O tratamento do pronome

        2.3. O tratamento do verbo

        2.4. O tratamento da oração

UNIDADE III: PCC: sugestões de abordagem gramatical em sala de aula

 

Metodologia: o curso será ministrado na forma de leituras e discussões em sala, orientadas pelo professor.

 

Avaliação: a nota de avaliação parcial será resultado da média aritmética das seguintes atividades, que valerão de 0 a 10, cada uma.

1)     Escritas: Serão duas atividades escritas individuais: escrita 1: esquema; escrita 2: resumo

2)     Leituras: discussão sobre texto lido, com perguntas aos colegas. Atividade em grupo. Serão 6 atividades de leituras. Cada aluno deve atuar como apresentador de 1 e como participante de pelo menos 4.

3)     PCC (Prática como Componente Curricular): trabalho de cunho prático – trabalho em grupo. Avaliação individual.

 

Prazos

                 Os alunos terão até o último dia de aula de cada mês para entregar a atividade escrita correspondente. Os trabalhos devem ser entregues em forma manuscrita ou impressa em sala de aula. Em caso de atraso, será descontado um ponto por dia útil de atraso. Não serão aceitos trabalhos enviados anexos por email.

                As atividades de leituras serão distribuídas ao longo do semestre, em datas previamente agendadas. Não haverá a composição prévia de grupos. Os grupos de apresentação serão selecionados aleatoriamente nas aulas.

                O trabalho apresentado como resultado da PCC deverá será entregue até o dia 25 de novembro.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Gramáticas normativas: Rocha Lima, Bechara, Celso Cunha. Domingos Cegalla, Celso Pedro Luft entre outras.

Livros didáticos de língua portuguesa.

NEVES, M.H. de M. Que gramática estudar na escola? São Paulo: Contexto, 2003.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação. São Paulo: Cortez, 1985.

GURPILHARES, Marlene Silva Sardinha. As bases filosóficas da gramática normativa: uma abordagem histórica. Janus, Lorena, ano 1, nº 1, 2º semestre de 2004. Disponível em http://www.fatea.br/seer/index.php/janus/article/viewFile/10/9.

NGB - Nomenclatura Gramatical Brasileira. Disponível em http://www.filologia.org.br/revista/artigo/7(19)09.htm

Outros artigos relativos à disciplina disponíveis para download no ambiente virtual. 

 

 

      

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